BLTC Press Titles


available for Kindle at Amazon.com


Darby O'Gill and the Little People

Hermenie Templeton Kavanagh


Alice's Adventures in Wonderland

Lewis Carroll


The Secret Doctrine, Volume II Anthropogenesis

H. P. Blavatsky


Through the Looking Glass

Lewis Carroll


Os Lusiadas

by Luís de Camões

Excerpt:

POEMA ÉPICO,

DE LUIS DE CAMÕES.

NOVA EDIÇÃO CORRECTA, E DADA Á LUZ,

CONFORME Á DE i8i7, IK-4°)

Por Dom Joze Maria De SOUZA-BOTELHO,

Morgado de Matteus, Socio da Academia Real das Sciencias de Lisbnn.

PARIS,

NA OFFICINA TYPOGRAPHICA DE FIRMINO DIDOT*

IMPRESSOR DO REI,E DO INSTITUTO.

Á. ediçao in-4° dos Lusíadas dada á luz pelo Senhor D. José Maria de Souza, ornada com estampas , e por mim impressa o anno passado, náb tendo o destino de venda publica, e podendo unicamente obter-se do primor e generosidade do seu illustre editor; julguei fazer hum serviço agradavel á Naçáo Portugueza, e á sua litteratura, se, alcançando licença do dito Senhor, reimprimisse in-8°, e copiasse fielmente o texto do Poema, com a advertencia, a vida do Poeta, as notas, e os mais trabalhos litterarios que o Senhor Souza tem feito á esta epopéa. O nobre e sabio editor náb somente me concedeo a faculdade por mim pedida; mas quiz tambem que ao seu precedente trabalho juntasse eu, n'esta ediçao, o que novamente fez este anno, depois de conferidas por elle as duas primeiras, e originaes ediçoes de .i5.72, cujas variantes ficam sendo mais distinctamente conhecidas; bem como a certeza de primazia, entre huma e outra, pode ser agora mais exactamente

determinada; reluzindo outro-sim, com a maior evidencia, a superioridade de ambas sobre todas as que depois d' ellas se tem, em diversas epocas, publicado até os nossos dias. Para dar maior realce á minha empreza, permittio-me finalmente o mesmo Senhor de brindar o publico com a copia do retrato de Camoes: assim os que amam Camoes, e que se deleitam de litteratura portugueza , encontrarao n' esta minha edição o mais correcto texto, e a mais ampla prova do disvelo e curiosidade com que o incançavel editor se esmerou em dar ao Poema dos Lusiadas todo o esplendor que lhe he devido; honrando ipor este modo, e quanto lhe foi possivel, o glorioso nome de seu autor : pois até quiz ajudar-me a rever e corrigir as provas typographicas d' este livro, em que puzemos ambos o maior cuidado com o fim de obtermos que a sua publicação in-8°, visto o resguardo que requer a sumptuosidade da edição in-4°, possa, a par d'esta e na sua falta, supprir pela correcção e nitidez do seu texto as outras duas, hoje tão raras, de i572; e assim satisfazer os desejos dos apaixonados estudiosos da litteratura portugueza.

Paris, trinta de dezembro, de i8i8.

Firmino DIDOT.

ADVERTÊNCIA.

.1—1090

Todas as naçoes tem-se esmerado em dar á luz soberbas ediçoes dos seus primeiros Classicos, apurando com curioso desvelo os textos originaes, e ornando-os com todo o luxo da Typographia, do Desenho, e do Buril. He huma especie de monumento erigido aos autores assinalados que as illustraram, e he hum meio de conservar com mais resguardo os seus textos puros nas Bibliothecas publicas, e nas dos amadores de livros, que podem adquirir estas custosas ediçoes.

Os Lusíadas foram impressos pela primeira vez em Lisboa, no anno de i572, na officina de Antonio Goncalvez, tendo para esse fim obtido Luis de Camo"es hum privilegio de dez annos, concedido por Alvará do Senhor Dom Sebastia"b, em data de Os exemplares desta ediçao

(cujo numero ignoramos) venderam-se tao promptamente, que no mesmo anno de i572 foi este

Poema reimpresso pelo mesmo impressor. Nao consta se o manuscripto tinha sido vendido, ou se as duas impresso"es foram feitas á custa de Luis de Camoes; mas o que me parece claro he que elle assistio á impressa"b, ao menos da ediçao que tenho, e que a publicaça"b foi feita com seu pleno consentimento; assim como he indubitavel que houve huma reimpressa"b no mesmo anuo. A negligencia dos biographos de Camoes, e dos editores primeiros que seguiram-se a dar novas ediçoes foi tal, que nem Manoel de Lyra, nem Manoel Correa, nem Joa"b Franco Barreto, nem Manoel de Faria e Sousa na sua ediçal) de Madrid, assim como Pedro de Mariz, e Manoel Severim de Faria, nenhum emfim faz mençao de se terem feito duas ediçoes dos Lusíadas em i572.


... from the RetroRead library, using Google Book Search, and download any of the books already converted to Kindle format.

Browse the 100 most recent additions to the RetroRead library

Browse the library alphabetically by title

Make books:

Login or register to convert Google epubs to Kindle ebooks

username:

password:

Lost your password?

Not a member yet? Register here, and convert any Google epub you wish


Powerd by Calibre powered by calibre